Plano de regionalização dos resíduos sólidos no Paraná

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado.

A Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental e com a Política Federal de Saneamento Básico.

A PNRS trata de temas amplos e variados como área contaminada, ciclo de vida do produto, coleta seletiva, controle social, destinação final ambientalmente adequada, gerenciamento de resíduos, gestão integrada, reciclagem, rejeitos, responsabilidade compartilhada, reutilização e serviço público de limpeza urbana. E um dos principais focos da Política é gerar trabalho, emprego e renda, por meio da inclusão social de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada, assim como minimizar os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.

No Paraná, a Política Estadual de Resíduos Sólidos terá como base a legislação nacional, promulgada em 2010, que estabelece a logística reversa e responsabiliza o poder público pela realização de planos para o gerenciamento do lixo. A política estadual deve estar alinhada à política nacional e às características do nosso Estado.

A elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição para os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

O Paraná busca uma parceria com os municípios para elaborar e aprovar uma Política Estadual de Resíduos Sólidos que atenda a Política Nacional em todas as regiões.


Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (questionário preliminar)


As informações do GRS - Gerenciamento de Resíduos Sólidos são de fundamental importância para o desenvolvimento de várias ações futuras, inclusive a consolidação dessas informações para dimensão de atividades do Plano Estadual, que devem atender a nova Lei de Resíduos Sólidos.